A necessidade de distanciamento social para conter a disseminação do novo coronavírus está gerando necessidades diferentes no ser humano e as consequências afetam diretamente a qualidade de via mental.
O ser humano tem necessidade de pertença, e com tanta informação .é preciso cuidado para vencer o pânico, medo, e até a depressão.
Algumas pessoas estão se voluntariando para fazer compras, o que pode aumentar a sensação de pertencimento e diminuir a angústia.
Pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) relacionado ao medo de contaminação estão com maiores dificuldade. Idosos sofrem e o medo do isolamento e da morte podem aumentar.
A saúde mental é um ponto a ser olhado com cuidado pois afeta também o estado imunológico. Para combater, e melhor viver esse período, é importante manter o autocuidado com a alimentação, sono, exercícios físicos, hidratação e promover o contato virtual com pessoas queridas. Exercícios de respiração, meditação e religião vão ajudar manter a dualidade corpo são mente sã.
Para trabalhadores que estão em home office é indispensável fazer pausas e descansar entre os seus turnos de trabalho em casa.
Ainda não podemos esquecer da gloria em ver o lado positivos das situações e que deixamos de ser egocentrados e competitivos, tornando mais solidários e dando valor a família, ao abraço, as amizades verdadeiras, aos encontros reais e muito mais.
Exercite a resiliência, a paz interior, exercite a empatia e faça sua parte para manter a harmonia e a boa convivência, verifique seus sonhos e planos. Aumentando a expectativa de vida, que gera bem-estar e mantém o otimismo.
É imprescindível encontrar formas de lidar com o isolamento e o futuro incerto, adaptar-se a mudanças e superar obstáculos.
Estamos vivendo um desafio que iremos vencer e sairemos ainda mais fortalecidos