COLUNA FATO'S

17/01/2020 - Comece com cautela!

Comece com cautela!
Começo de ano e muitos já pensam na correria e estresse que o ano traz, e pensando nisso, o tema desta reflexão são as doenças psicológicas que este mundo agitado gera quando não começamos com cautela, incluindo cuidados com a saúde e momentos de descontração. 
No Brasil, o sedentarismo, estresse, alimentação inadequada e excessivo consumo de álcool,decorrentes da vida agitada trouxe como reflexo de uma sociedade que cresceu de forma desorganizada e muito rápida, doenças como infarto, derrame e câncer. Além disso, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), milhões de pessoas adoecem ou se acidentam, tendo como conseqüências a falta de balanceamento da vida profissional com a pessoal prejudicando o corpo e a mente, como por exemplo Transtornos de humor como bipolaridade, fobias, síndrome do pânico, anorexia, transtorno disfórmico corporal, transtorno de personalidade social, transtorno boderline e depressão.
O transtorno bipolar, é uma doença psicológica que alterna episódios  extremos e duradouros de depressão com outros de euforia e exaltação. diferente de momentos de os “altos e baixos” de pessoas comuns. Requer orientação psicológica, bem como uso de antidepressivos e estabilizadores de humor com um controle muito rígido dos seus efeitos
Para se prevenir dessas doenças, de modo geral, o ideal é ter evitar pensamentos e comportamentos sabotadores, como mágoa ou rancor. Check-ups de saúde, exercitar o corpo, uma alimentação saudável, boas amizades aliados a fé, também são pontos fortes.
Atente-se ao seu ritmo de vida, observe como está se cuidando equilibrando o trabalho com outras atividades. Lembre-se: Comece com cautela!

COMPARTILHAR:

PSICOLOGIA, Universidade de Franca, 2003. FORMAÇÃO EM POLITICAS PUBLICAS E ESTRATÉGIAS, ADESG, 2007. POS GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA, UNIVERSIDADE DE FRANCA 2010. POS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO TRANSITO, setembro 2011. RÁDIALISTA, DIRETORA DA RÁDIO VIDA NOVA FRANCA

Sobre a Coluna


nossanoite.com.br - 2002 - 2015 - Todos os direitos reservados desenvolvido por Alsite