NOTÍCIAS

Vacina contra a influenza deve estar disponível em 15 dias 30/03/2016
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu a informação do Ministério da Saúde de que a partir do dia 1º de abril será iniciado o envio aos estados da vacina contra a influenza, para a Campanha de Vacinação de 2016. A entrega aos municípios, por sua vez, é de responsabilidade dos estados, segundo informações transmitidas à saúde municipal. Inicialmente, pelos esclarecimentos feitos ao Município, a expectativa é de que as doses estejam disponíveis na cidade em 15 dias.

A partir do recebimento das vacinas, os estados podem definir estratégias de contenção, conforme suas análises de risco, para a vacinação da população-alvo, observando a reserva adequada do produto para a campanha nacional. A Campanha acontece em todo o país até o dia 20 de maio, sendo o dia 30 de mobilização em todo o país.  O cronograma de distribuição aos estados é elaborado de acordo com a entrega da vacina pelo laboratório produtor. As vacinas serão enviadas em seis remessas. 

Prevenção – O Ministério da Saúde reforça que, além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por influenza. Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, são algumas destas medidas. 

Medicamento - O Fosfato de Oseltamivir, medicamento para tratar a doença, está disponível em unidades da rede municipal de saúde. É importante que o remédio seja administrado nas 48 horas do início dos sintomas.

Vacinação – A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza tem como objetivo reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus na população alvo da campanha, como gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, as quais têm mais risco de adoecer.
FONTE: francanoticias.com.br

nossanoite.com.br - 2002 - 2015 - Todos os direitos reservados desenvolvido por Alsite