COLUNA FATO’S

29/03/2017 - Alunos de Engenharia Mecatrônica da UNIFRAN farão apresentação em Portugal

Franca, 29 de março de 2017 – Alunos do 9º período do curso de Engenharia Mecatrônica da Universidade de Franca (UNIFRAN), juntamente com professores e o coordenador do curso, foram convidados a apresentar dois projetos no evento The International Workshop on Smart Cities Systems Engineering (Fórum internacional de Engenharia de Sistemas para Cidades Inteligentes), realizado simultaneamente com a oitava edição do International Conference on Ambient Systems, Networks and Technologies (Conferência Internacional sobre Sistemas Ambientais, Redes e Tecnologias), em maio de 2017, na Ilha de Madeira, em Portugal.

Os projetos intitulados A ?ood warning system to critical region (Sistema de alarme de inundações para regiões críticas), de Alisson Silva Souza, e BusMe: Automatic Bus Localization System and Route Registration (BusMe: Sistema Automático de Localização de Ônibus e Registo de Rota), dos alunos Willian Mulia Miranda, Ricardo Tavares Ribeiro de Mendonça e Allef Anderson da Silva, se inserem na temática efetiva de "Cidades Inteligentes" e ambos visam auxiliar a vida dos habitantes de ambientes urbanos na prevenção de acidentes decorrentes de enchentes e na melhor utilização dos transportes públicos urbanos, respectivamente. 

Os dois projetos, que tiveram origem na participação dos alunos na Telit Cup Brasil 2016, estão agora descritos em dois artigos, submetidos e aceitos para apresentação neste evento internacional e também para publicação nas respectivas atas.    

O tema "Cidades Inteligentes" é recorrente e atual, muito debatido em feiras, conferências, fóruns e eventos no mundo inteiro. Diversas cidades inclusive já implantaram sistemas inteligentes, visando integrar todos os elementos da vida urbana para criar uma plataforma tecnológica que facilita a interação entre cidadãos, empresas e entidades públicas.

Os estudantes da UNIFRAN terão, portanto, a oportunidade de apresentar seus projetos para uma plateia internacional interessada e com alto conhecimento na temática de Tecnologia e Cidades Inteligentes, além de contatar representantes de diversos países como Estados Unidos, China, Índia e Japão, e diversos países da Europa.

COMPARTILHAR:

21/03/2017 - Mineiros vencem primeira meia maratona de Franca: Maria Zeferina vence prova dos 10km.

Aconteceu no último domingo em Franca a sexta edição da Corrida Esportiva Alta Mogiana. A prova é considerada a maios da região. Este ano foram aproximadamente 800 inscritos. 

A largada aconteceu na avenida Wilson Sábio de Mello, no Distrito Industrial e teve os percursos de 5km de corrida e caminhada, 10 e 21kms de corrida.

Nos 5km feminino a vitória foi da atleta de Franca, Laura dos Santos com o tempo de 20min09. Já no masculino a vitória foi de Lucas Moraes, que fez o tempo de 17min12.

Já nos 10km a experiente corredora Maria Zeferina liderou de ponta a ponta. Ela fechou a prova com o tempo de 38min51. “Gosto muito de correr em Franca, as condições climáticas são muito favoráveis para os atletas. Estou muito feliz com resultado”, disse Zeferina. A francana Adriana Cândido foi a melhor atleta da cidade na prova chegando na quarta posição.

Ainda nos 10km, mas no masculino o corredor de Altinópolis, Anoé dos Santos foi o vencedor com o tempo de 32min48. Wesley da Silva foi o melhor francanos na prova chegando na quarta colocação.

Novidade neste ano a prova dos 21km, chamada de meia maratona atraiu muitos atletas de diversas regiões do Brasil. Na categoria feminino, a mineira de Uberaba, Grazielle Francelino foi a mais rápida como tempo de 1h23min38. 
No masculino o também mineiro, Joel Carlos chegou na frente com o tempo de 1h12min34. Joel Carlos é natural de Serra do Salitre.


COMPARTILHAR:

17/03/2017 - 6ª Corrida Alta Mogina reunirá maratonistas que fizeram história

Um reencontro dos melhores maratonistas da história nacional. Assim promete ser a 6ª Corrida Esportiva Alta Mogiana, que acontece dia 19 de março, no Distrito Industrial, em Franca. O evento, que sempre contou com um padrinho de destaque, neste ano trará nada menos que 20 atletas de todo o país que fizeram história no esporte. O fato, inédito, promete colocar Franca no hall do atletismo brasileiro. "Teremos atletas que campeões de maratonas internacionais realizadas no Brasil e fora dele, em cidades como Roma, Sevilha, Chicago", disse Sérgio Silva, organizador da corrida.

O mineiro Ronaldo da Costa, recordista mundial dos 42 km em 1998 e único sul-americano da história a atingir o feito (com 2h06min05) é um dos padrinhos da corrida. Em Franca, em meio a outros atletas profissionais e amadores, Ronaldo não vem em busca de recordes, mas de integração com os competidores e, claro, inspiração para quem está começando. 
Outra presença confirmada é do atleta Lindenberg Gomes Nunes. Dos 53 anos de idade, ao menos trinta são dedicados a corrida de rua. o maratonista acumula vitórias em competições, sendo que no auge da carreira participou de corridas longas e chegou a competir em até oito corridas por ano. Entre as principais conquistas está a maratona internacional do Rio de Janeiro, em 1999.

Sérgio Silva lembra que os atletas profissionais vão se juntar a todos os participantes e se misturar em meio aos corredores. Neste ano, a expectativa é reunir mil pessoas. "Ano passado foram 800 corredores e tivemos a participação do padrinho Elenilson Silva. Neste ano ele estará de volta junto aos demais padrinhos que fizeram história no atletismo brasileiro. E, nossa expectativa é aumentar o número de inscritos", disse.

Para quem já participou de outras edições da Corrida Esportiva Alta Mogiana esse ano promete ser ainda mais especial. "Teremos campeões que venceram muitos obstáculos na vida, muitas vezes situações sofridas, e são uma inspiração", disse Leda Junqueira, fisioterapeuta francana que vai correr os 21 quilômetros. 

Para acompanhar todos os detalhes da corrida, inclusive o mapa com o percurso, basta curtir a página Corrida Esportiva Alta Mogiana, no Facebook. 

Inscrições prorrogadas

Devido a grande procura o período de inscrições para a 6ª Corrida Esportiva Alta Mogiana foi prorrogado até quinta-feira, dia 16. Os interessados podem procurar qualquer Farmácia Oficial ou o site www.runnerbrasil.com.br
Além de pagar a taxa de inscrição de R$ 50,00 para a caminhada e de R$ 70,00 para a corrida, o atleta deverá fazer a doação de um litro de leite, que será encaminhado para instituições de caridade de Franca. 
A entrega dos kits de corrida será feita na sexta-feira, dia 17 e no sábado, dia 18 para corredores de Franca. Atletas de outras cidades poderão retirar o kit momentos antes no local da corrida.

Serviço
6ª Corrida Esportiva Alta Mogiana
Data: 19 de março
Local: Avenida Wilson Sábio de Mello, Distrito Industrial, Franca/SP
Horário: 7h30
Informações: (16) 99169-1237
Inscrições:  www.runnerbrasil.com.br


COMPARTILHAR:

Páginas:

  • 1
  • nossanoite.com.br - 2002 - 2015 - Todos os direitos reservados desenvolvido por Alsite