COLUNA RENATA

15/05/2019 - Filhos de férias e agora?

Férias escolares, geralmente trazem dúvidas aos pais e responsáveis. Algumas vezes são como um tormento, pois os pais precisam continuar trabalhando e se preocupam com os filhos que carecem desenvolver alguma atividade, e assim ficam ansiosos por criar um momento que preencha a escola. Outrora, alguns ficam felizes por também tirarem um período de descanso, e poderem aproveitar com estas um período de diversão e aprendizado. 

Dentre as atividades que se pode para fazer desta ocasião uma alegria, encontram-se, algumas como nas dicas abaixo:

- Assista filmes junto, mesmo que seja de desenho, e permita a sua criança interior aflorar, você vai sentir como é gostoso deixar, mesmo que por alguns minutos, de ser adulto e reviver momentos infantis.
- Faça passeios culturais, que irá agregar conhecimento sem cunho pedagógico, tornando este momento agradável. 
- Festas com as crianças também são engraçadas, pode ser desde um monte de colchões espalhados e varias crianças junto, ou até momentos onde músicas, danças e mímicas entrem na ocasião. Afinal, quando se era criança, com vários amiguinhos ao som de uma boa musica, era a maior alegria. 
- Um piquenique também é uma boa opção. Passeios ao ar livre possibilitam entrar em contato com a natureza, desenvolver a sociabilidade. Além de ser saudável, e permitir o ensinamento sobre ecologia. 
- Brincar, de carrinho, boneca, desenhos, jogos e outros também, é uma maneira de desenvolver física e emocionalmente. A brincadeira ensina com diversão. 
- Cozinhar, pratos leves e fáceis, podem trazer uma grande diversão, afinal com a ajuda de um adulto, se tornar um mestre cuca e servir com amor pode fazer da brincadeira uma escolha para o futuro. 
- Um acampamento, mesmo dentro de casa, pode ser divertido, se você estabelecer com a criança, espaços onde a imaginação possa correr solta, mesmo que após a brincadeira seja necessário um longo período para organizar o espaço utilizado. 
- Viagens trazem a aproximação com realidades diferentes e revelam novas historias. Visite pessoas conhecidas, que você não teria tempo se estivesse trabalhando. 

Quando não se pode estar junto com as crianças, ainda há a opção de colônias de férias, ou deixar com algum conhecido. Estas opções devem ser apresentadas às crianças dando-lhes oportunidades de escolhas, não como obrigações tomadas, facilitando que se tornem responsáveis por suas decisões, assim poderão ser desfrutadas com liberdade e plenitude. 

Com várias opções, é importante se ter tempo livre, para descansar, e não gerar estresse, outro fator relevante é de que há de se ter muita criatividade para entreter aqueles que estão de férias. Estes momentos são importantes auxiliar a promoção da integração, socialização, criação da autonomia e para reforçar vínculos. E devem ser ao menos, parte das férias com os pais, pois a oportunidade é especial para o convívio familiar. 

COMPARTILHAR:

Páginas:

  • 1
  • PSICOLOGIA, Universidade de Franca, 2003. FORMAÇÃO EM POLITICAS PUBLICAS E ESTRATÉGIAS, ADESG, 2007. POS GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA, UNIVERSIDADE DE FRANCA 2010. POS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO TRANSITO, setembro 2011. RÁDIALISTA, DIRETORA DA RÁDIO VIDA NOVA FRANCA

    Sobre a Coluna

    teste


    ARQUIVO

    nossanoite.com.br - 2002 - 2015 - Todos os direitos reservados desenvolvido por Alsite