COLUNA FATO'S

26/05/2020 - As razões do por que?

Quantas vezes nos pegamos pensando, fazendo planos, organizando o futuro com uma situação ou pessoa? As vezes vem uma situação, a morte, um vírus, um paixão que muda tudo... Há razões que não compreendemos, há situações fora do controle
Não devemos viver de dias ruins, mas de bons momento; guardar na memória histórias com final feliz; segredos trocados no calor do carinho;  palavras com som de sussurros, beijos com sabor de quero mais, abraços que traduzem aconchego.
O coração as vezes não sabe expressar as consequências que a vida encarrega de trazer, mas traduz em lágrimas ou dores físicas a tristeza de um momento de angústia, em doença a punhalada vivida.
É preciso ser sábio e apesar das adversidades, saber burlar os problemas e viver com fé e na esperança de dias melhores.
O que será de nossas vidas eu não sei, mas é tempo de não entender as razões do por que, as razões do coração, mas amar e perdoar para um dia desfrutar do bem que vai chegar

COMPARTILHAR:

15/05/2020 - A verdade

Será que eu temos a capacidade de dizer a verdade?
Por mais que algumas palavras machuquem, falar a verdade é sempre imprescindível. 
A verdade muitas vezes choca, desagrada. Quando arquitetamos pequenas mentiras para o outro e para nós mesmos, estamos nos afastando de quem somos. A mentira pode ser a ponta do iceberg para camuflar um comportamento que apresentamos, que não é aceito.
O cérebro humano parece não ter sido designado para a mentira. Para mentir é preciso, primeiro, que o mentiroso saiba da verdade e, depois, crie o que é falso. Primeiro, memorizamos o real e em seguida a mentira é criada, precisando ser memorizado um fato que não aconteceu. O esforço para manter a mentira é muito grande!
Como recuperar a confiança após a mentira? O perdão verdadeiro de ambas as partes é essencial para voltar confiar sem fazer perguntas, mostrando desconfiança. É preciso apagar o passado, ser sincero, mostrar a competência para ações futuras e comprometimento. Fazer escolhas para que se possa caminhar com mais fidelidade.
As pessoas são carentes de verdade, de amizade, de carinho, de amor, de realidade, de broncas sinceras daquelas que faça abrir os olhos. 
Falar a verdade é mostrar o caráter, a realidade mesmo que possa machucar o próximo. O que é de verdade aprazível, mesmo trazendo reparação. Uma oração sincera move o céu! 
Não tenha medo de falar a verdade, mesmo sendo dura!
Eu não sei falar bonito. Sei falar a verdade! Você pode até não concordar com que eu digo, mas sempre irá lembrar do que disse... Se isso é bom? Você decide...

COMPARTILHAR:

08/04/2020 - É momento...

"Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração. " Mateus, 6 – 21

Estamos vivendo uma época de muitas incertezas, muita tempestade, muitas perdas com a situação do covid 19, mas onde está seu tesouro? 
A Palavra de Deus afirma que onde esta seu coração, esta seu tesouro. Ou seja onde esta seu pensamentos, sentimentos? O que você tem buscado viver estes dias? Tem se deixado levar pelas tristes noticias ou tem buscado viver um tempo de prazerosos momentos entre os seus?
É momento de se rever, perdoar, buscar ajudar o próximo. É momento de buscar o traz a paz e gera harmonia, é momento de ver onde esta seu coração, quais são seus valores...
É momento de amar e ser amado, de evangelizar, de levar a Palavra não só para os mais necessitados mas também para aqueles que muitas vezes não param para ouvir a Deus.
É momento de retomar amizades esquecidas que a correria do dia a dia não te deixa conversar, é momento de deixar as amizades de agora se firmar 
É momento dos amores se valorizar ou deixar que vá.
É momento de misericórdia, solidariedade,  partilha, perdão,  reconciliação, que são os verdadeiros tesouros do cristão. 
É momento de enxergar as boas novas apesar de toda a tribulação. 
É momento de louvar e apresentar a Deus mais que pedidos, mas apresentar os pedidos em ação de Graças. 
É momento de deixar o Deus que abre o mar e que mesmo sem ver, deixa-Lo agir.

COMPARTILHAR:

02/04/2020 - Enfrentando o Coronavirus

A necessidade de distanciamento social para conter a disseminação do novo coronavírus está gerando necessidades diferentes no ser humano e as consequências afetam diretamente a qualidade de via mental.

O ser humano tem necessidade de pertença, e com tanta informação .é preciso cuidado para vencer o pânico, medo, e até a depressão.

Algumas pessoas estão se voluntariando para fazer compras, o que pode aumentar a sensação de pertencimento e diminuir a angústia.

Pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) relacionado ao medo de contaminação estão com maiores dificuldade. Idosos sofrem e o medo do isolamento e da morte podem aumentar.

A saúde mental é um ponto a ser olhado com cuidado pois afeta também o estado imunológico. Para combater, e melhor viver esse período, é importante manter o autocuidado com a alimentação, sono, exercícios físicos, hidratação e promover o contato virtual com pessoas queridas. Exercícios de respiração, meditação e religião vão ajudar manter a dualidade corpo são mente sã.

Para trabalhadores que estão em home office é indispensável fazer pausas e descansar entre os seus turnos de trabalho em casa.

Ainda não podemos esquecer da gloria em ver o lado positivos das situações e que deixamos de ser  egocentrados e competitivos, tornando mais solidários e dando valor a família, ao abraço, as amizades verdadeiras, aos encontros reais e muito mais. 

Exercite a resiliência, a paz interior, exercite a empatia e faça sua parte para manter a harmonia e a boa convivência, verifique seus sonhos e planos. Aumentando a expectativa de vida, que gera bem-estar e mantém o otimismo.

É imprescindível encontrar formas de lidar com o isolamento e o futuro incerto, adaptar-se a mudanças e superar obstáculos. 

Estamos vivendo um desafio que iremos vencer e sairemos ainda mais fortalecidos

COMPARTILHAR:

05/03/2020 - Ah o Amor

Hoje resolvi pensar no amor... No amor-próprio!
Grande parte das pessoas abrem mão do amor próprio para amar alguém. E este é o caminho para o sofrimento!
Já experimentou acreditar mais em você? Tente! Você não faz ideia do que é capaz.
Seja feliz em ser quem você é! Já dizia Bob Marlei, "seja feliz do jeito que você é, não mude sua rotina pelo o que os outros exigem de você, simplesmente viva de acordo com o seu modo de viver". O amor próprio mostra ao mundo como gostaríamos de ser tratados. 
Conhecer-nos é fundamental, não é somente gostar do físico, mas saber o que da prazer, respeitar os sentimentos, lidar com as delicias e prazer de ser quem se é. É saber eliminar com o que é tóxico para você, é ter auto estima e submeter-se apenas as suas vontades, mesmo que haja dias difíceis.
Amar-se é se aceitar, reconhecer suas qualidades e imperfeições; cuidar de sua aparência e parar de reclamar daquilo que não te agrada em si mesmo; respeitar seu tempo e quando achar que precisar mudar o fazer de fato; aprender com seus erros e valorizar seus acertos; cultivar boas amizades; presentear-se sempre que possível. 
Estilo de vida, hábitos alimentares, qualidade do sono, cuidados com a aparência, bons pensamentos, religiosidade, e meditação são aspectos que podem influenciar na busca pelo amor próprio. 
Ao desenvolver o amor próprio tomamos as rédeas de nossa vida, somos capaz de domar nossos medos. 
Não dá para amar o outro mais do que a si mesmo, é preciso aprender a se amar, e assim poder oferecer amor a outros.
Sem amor próprio e impossível ser feliz!

COMPARTILHAR:

12/02/2020 - DOE-SE!

"Fica sempre, um pouco de perfume / nas mãos que oferecem rosas/ nas mãos que sabem ser generosas" 
Tanta gente se esqueceu de como o amor faz o bem! Doação é um ato nobre em relação ao próximo, de dignidade. 
Amar é dividir alegrias, tristezas... mas é renovador! Ganha quem recebe e ainda mais quem doa. Ajudar verdadeiramente ao próximo colaborando nas necessidades é uma terapia do bem, causa sensação de realização, bem estar e felicidade, influenciando até em questões fisiológicas . Qual tem sido sua ação de amor?
Há várias formas de se doar, emprestar o ouvido, doar sangue, uma oração, ser parte do conceituado grupo do Mulheres do Brasil, ou outros tipos de atuação em bem ao próximo. Basta sentir o que no seu coração, o que o próximo necessita.
Ninguém perde quando ajuda outro alguém, com uma palavra de conforto, um abraço, um sorriso, uma gentileza, na colaboração de um trabalho, no bom atendimento a um cliente, na doação de sangue, no hospital, no chorar junto quando preciso ou na oração que saem do coração  e alcança a misericórdia de Deus. Doe amor, é simples, e quando mais se doa mais se tem!
Doar é colocar seu toque generoso bom de se lembrar, que fazem as pessoas ao se lembrar de você como alguém especial. E você descobre em si, qualidades muitas vezes escondidas.
Não importa a circunstancia, faça do mundo um lugar melhor com um gesto de carinho e sua doação.

COMPARTILHAR:

17/01/2020 - Comece com cautela!

Começo de ano e muitos já pensam na correria e estresse que o ano traz, e pensando nisso, o tema desta reflexão são as doenças psicológicas que este mundo agitado gera quando não começamos com cautela, incluindo cuidados com a saúde e momentos de descontração. 
No Brasil, o sedentarismo, estresse, alimentação inadequada e excessivo consumo de álcool,decorrentes da vida agitada trouxe como reflexo de uma sociedade que cresceu de forma desorganizada e muito rápida, doenças como infarto, derrame e câncer. Além disso, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), milhões de pessoas adoecem ou se acidentam, tendo como conseqüências a falta de balanceamento da vida profissional com a pessoal prejudicando o corpo e a mente, como por exemplo Transtornos de humor como bipolaridade, fobias, síndrome do pânico, anorexia, transtorno disfórmico corporal, transtorno de personalidade social, transtorno boderline e depressão.
O transtorno bipolar, é uma doença psicológica que alterna episódios  extremos e duradouros de depressão com outros de euforia e exaltação. diferente de momentos de os “altos e baixos” de pessoas comuns. Requer orientação psicológica, bem como uso de antidepressivos e estabilizadores de humor com um controle muito rígido dos seus efeitos
Para se prevenir dessas doenças, de modo geral, o ideal é ter evitar pensamentos e comportamentos sabotadores, como mágoa ou rancor. Check-ups de saúde, exercitar o corpo, uma alimentação saudável, boas amizades aliados a fé, também são pontos fortes.
Atente-se ao seu ritmo de vida, observe como está se cuidando equilibrando o trabalho com outras atividades. Lembre-se: Comece com cautela!

COMPARTILHAR:

22/11/2019 - Projete-se!

Já parou para pensa no seu projeto de vida, na sua missão? Não importa qual seja seu momento atual, é sempre tempo de organizar a vida e projetar-se as melhorias, assim ter um projeto de vida.
Com a chegada do fim de ano, é preciso rever pontos positivos e negativos decorridos ate o momento, para que assim possa cada vez mais acertar.
Montar um projeto de vida não é tão complexo, quando realizamos esta reflexão e seguimos alguns itens
1- Analise seus sonhos, aquilo que tem vontade de realizar e muitas vezes está estagnado
2- Coloque seus sonhos num papel, mesmo que de forma desordenada
3- Estabeleça prazo para realização
4- Avalie sua motivação para realizar, isso favorece não desanimar
5- Defina o passo a passo, para ir saboreando cada conquista
6- Faça contatos. Com certeza bons amigos nos incentivam, e profissionais certeiros abre portas para realização.
7- Avalie periodicamente as ações analisando os pros, contras e riscos possíveis a ação
8-Tenha fé! Quando fazemos segundo a Vontade de Deus, tudo é possível, mesmo que nossas forças se esvaziam! Lembre-se. embora tenha essas dicas, nada é fechado. Flexibilidade, auto conhecimento e disciplinam fazem as mudanças acontecerem com mais rapidez.

COMPARTILHAR:

21/10/2019 - A escolha da profissão

Quem não escutou a pergunta entre aspas o que você quer ser quando crescer?”
Momento crucial que pode determinar uma vida toda! Mas será que estamos preparados para essa escolha? Isso escolhemos não for o que realmente desejamos?
É importante considerar nossas preferências, o mercado de trabalho, auto conhecimento, expectativas e habilidades. Planejamento pode ajudar na escolha.
1- Auto conhecimento: Preferências, as habilidades, expectativas pessoais são orientações essenciais bem como saber a disciplina que mais gosto na escola.
2- Informe-se: busque conhecer por fontes confiáveis a respeito da profissão, participe de férias que muitas vezes são abertas a população. Descubra aspectos como:  Qual o campo de atuação? Qual faixa salarial?
3- Procure profissionais do mercado. Converse com quem atua na área, sobre as dificuldades e prazeres cotidiano.
4 Projete-se Não futuro: como você se vê formato? Isso não atingir suas metas?
5 Faça um teste vocacional: o teste é uma ferramenta que o psicólogo tem para te orientar na busca do caminho e te auxiliar no auto conhecimento
Saiba lidar com os imprevistos! A vida é cheia de surpresas e mesmo escolhendo com cuidado, analisando o mercado, conversando com profissionais, situações fora do esperado podem acontecer! Escolher é um ato de maturidade sem medo das conseqüências certas ou erradas decorrentes do caminho preparatório para a profissão.
Depois de escolhido a profissão, é provável que seja o momento de escolher onde estudar. O ideal é uma faculdade reconhecida e bem avaliada pelo Ministério de Educação parênteses Mac fecha parentes
Professores que conviver com essas inquietações deve ser facilitadores no processo, proporcionando momentos de debates da escolha profissional. Aos pais cabe o amor e o apoio incondicional em relação a escolha, sem pressionar, apenas mostrando caminhos e levando a reflexão.
Não a profissão certa ou errada, melhor ou pior, mas a escolha deve trazer prazer e sucesso, cumprindo a realização das escolhas, da missão pessoal.

COMPARTILHAR:

04/10/2019 - Basta

Basta!
Em tempos que se busca uma convivência harmoniosa, há de se refletir vários aspectos contrários à essa situação, muitas vezes praticados por violência.
Violência psicológica é a forma mais subjetiva de agressão por palavras e atitudes e podem ferir auto estima causando danos irreparáveis. Esse tipo de violência no geral precede uma agressão física, e muitas vezes pode estar disfarçadas em atitudes e palavras que o próprio agredido não reconhece, como determinação do modo como vestir/pensar/comer/expressar, críticas para tudo que se faz, desqualificação das relações estabelecidas, xingamentos, crítica ao corpo considerando “Brincadeira”, chantagem,  e ameaça.
A violência psicológica é crime está na Lei Maria da Penha, art. 7 “constrangimento, ridiculariza ação, perseguição, entre outras ações causadores de danos emocionais”.
Quem sofre esse tipo de violência pode desenvolver quadros associados a depressão, ansiedade e pânico, doenças psicossomáticas, prejuízo nas funções cognitivas, dificuldade de concentração levando até ao Suicídio/ assassinato, e  uso de drogas.
Depois de identificado sinais, é preciso buscar ajuda profissional, resgatar a auto estima, e ter coragem de denunciar/abandonar o agressor.
É importante não ter medo do futuro, do julgamento das pessoas.
Espero que esta reflexão contribua para a construção de um mundo sem violência!

COMPARTILHAR:

Páginas:

  • 1
  • 2
  • PSICOLOGIA, Universidade de Franca, 2003. FORMAÇÃO EM POLITICAS PUBLICAS E ESTRATÉGIAS, ADESG, 2007. POS GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA, UNIVERSIDADE DE FRANCA 2010. POS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO TRANSITO, setembro 2011. RÁDIALISTA, DIRETORA DA RÁDIO VIDA NOVA FRANCA

    Sobre a Coluna


    nossanoite.com.br - 2002 - 2015 - Todos os direitos reservados desenvolvido por Alsite