COLUNA FATO'S

02/04/2020 - Enfrentando o Coronavirus

A necessidade de distanciamento social para conter a disseminação do novo coronavírus está gerando necessidades diferentes no ser humano e as consequências afetam diretamente a qualidade de via mental.

O ser humano tem necessidade de pertença, e com tanta informação .é preciso cuidado para vencer o pânico, medo, e até a depressão.

Algumas pessoas estão se voluntariando para fazer compras, o que pode aumentar a sensação de pertencimento e diminuir a angústia.

Pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) relacionado ao medo de contaminação estão com maiores dificuldade. Idosos sofrem e o medo do isolamento e da morte podem aumentar.

A saúde mental é um ponto a ser olhado com cuidado pois afeta também o estado imunológico. Para combater, e melhor viver esse período, é importante manter o autocuidado com a alimentação, sono, exercícios físicos, hidratação e promover o contato virtual com pessoas queridas. Exercícios de respiração, meditação e religião vão ajudar manter a dualidade corpo são mente sã.

Para trabalhadores que estão em home office é indispensável fazer pausas e descansar entre os seus turnos de trabalho em casa.

Ainda não podemos esquecer da gloria em ver o lado positivos das situações e que deixamos de ser  egocentrados e competitivos, tornando mais solidários e dando valor a família, ao abraço, as amizades verdadeiras, aos encontros reais e muito mais. 

Exercite a resiliência, a paz interior, exercite a empatia e faça sua parte para manter a harmonia e a boa convivência, verifique seus sonhos e planos. Aumentando a expectativa de vida, que gera bem-estar e mantém o otimismo.

É imprescindível encontrar formas de lidar com o isolamento e o futuro incerto, adaptar-se a mudanças e superar obstáculos. 

Estamos vivendo um desafio que iremos vencer e sairemos ainda mais fortalecidos

COMPARTILHAR:

05/03/2020 - Ah o Amor

Hoje resolvi pensar no amor... No amor-próprio!
Grande parte das pessoas abrem mão do amor próprio para amar alguém. E este é o caminho para o sofrimento!
Já experimentou acreditar mais em você? Tente! Você não faz ideia do que é capaz.
Seja feliz em ser quem você é! Já dizia Bob Marlei, "seja feliz do jeito que você é, não mude sua rotina pelo o que os outros exigem de você, simplesmente viva de acordo com o seu modo de viver". O amor próprio mostra ao mundo como gostaríamos de ser tratados. 
Conhecer-nos é fundamental, não é somente gostar do físico, mas saber o que da prazer, respeitar os sentimentos, lidar com as delicias e prazer de ser quem se é. É saber eliminar com o que é tóxico para você, é ter auto estima e submeter-se apenas as suas vontades, mesmo que haja dias difíceis.
Amar-se é se aceitar, reconhecer suas qualidades e imperfeições; cuidar de sua aparência e parar de reclamar daquilo que não te agrada em si mesmo; respeitar seu tempo e quando achar que precisar mudar o fazer de fato; aprender com seus erros e valorizar seus acertos; cultivar boas amizades; presentear-se sempre que possível. 
Estilo de vida, hábitos alimentares, qualidade do sono, cuidados com a aparência, bons pensamentos, religiosidade, e meditação são aspectos que podem influenciar na busca pelo amor próprio. 
Ao desenvolver o amor próprio tomamos as rédeas de nossa vida, somos capaz de domar nossos medos. 
Não dá para amar o outro mais do que a si mesmo, é preciso aprender a se amar, e assim poder oferecer amor a outros.
Sem amor próprio e impossível ser feliz!

COMPARTILHAR:

12/02/2020 - DOE-SE!

"Fica sempre, um pouco de perfume / nas mãos que oferecem rosas/ nas mãos que sabem ser generosas" 
Tanta gente se esqueceu de como o amor faz o bem! Doação é um ato nobre em relação ao próximo, de dignidade. 
Amar é dividir alegrias, tristezas... mas é renovador! Ganha quem recebe e ainda mais quem doa. Ajudar verdadeiramente ao próximo colaborando nas necessidades é uma terapia do bem, causa sensação de realização, bem estar e felicidade, influenciando até em questões fisiológicas . Qual tem sido sua ação de amor?
Há várias formas de se doar, emprestar o ouvido, doar sangue, uma oração, ser parte do conceituado grupo do Mulheres do Brasil, ou outros tipos de atuação em bem ao próximo. Basta sentir o que no seu coração, o que o próximo necessita.
Ninguém perde quando ajuda outro alguém, com uma palavra de conforto, um abraço, um sorriso, uma gentileza, na colaboração de um trabalho, no bom atendimento a um cliente, na doação de sangue, no hospital, no chorar junto quando preciso ou na oração que saem do coração  e alcança a misericórdia de Deus. Doe amor, é simples, e quando mais se doa mais se tem!
Doar é colocar seu toque generoso bom de se lembrar, que fazem as pessoas ao se lembrar de você como alguém especial. E você descobre em si, qualidades muitas vezes escondidas.
Não importa a circunstancia, faça do mundo um lugar melhor com um gesto de carinho e sua doação.

COMPARTILHAR:

17/01/2020 - Comece com cautela!

Começo de ano e muitos já pensam na correria e estresse que o ano traz, e pensando nisso, o tema desta reflexão são as doenças psicológicas que este mundo agitado gera quando não começamos com cautela, incluindo cuidados com a saúde e momentos de descontração. 
No Brasil, o sedentarismo, estresse, alimentação inadequada e excessivo consumo de álcool,decorrentes da vida agitada trouxe como reflexo de uma sociedade que cresceu de forma desorganizada e muito rápida, doenças como infarto, derrame e câncer. Além disso, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), milhões de pessoas adoecem ou se acidentam, tendo como conseqüências a falta de balanceamento da vida profissional com a pessoal prejudicando o corpo e a mente, como por exemplo Transtornos de humor como bipolaridade, fobias, síndrome do pânico, anorexia, transtorno disfórmico corporal, transtorno de personalidade social, transtorno boderline e depressão.
O transtorno bipolar, é uma doença psicológica que alterna episódios  extremos e duradouros de depressão com outros de euforia e exaltação. diferente de momentos de os “altos e baixos” de pessoas comuns. Requer orientação psicológica, bem como uso de antidepressivos e estabilizadores de humor com um controle muito rígido dos seus efeitos
Para se prevenir dessas doenças, de modo geral, o ideal é ter evitar pensamentos e comportamentos sabotadores, como mágoa ou rancor. Check-ups de saúde, exercitar o corpo, uma alimentação saudável, boas amizades aliados a fé, também são pontos fortes.
Atente-se ao seu ritmo de vida, observe como está se cuidando equilibrando o trabalho com outras atividades. Lembre-se: Comece com cautela!

COMPARTILHAR:

22/11/2019 - Projete-se!

Já parou para pensa no seu projeto de vida, na sua missão? Não importa qual seja seu momento atual, é sempre tempo de organizar a vida e projetar-se as melhorias, assim ter um projeto de vida.
Com a chegada do fim de ano, é preciso rever pontos positivos e negativos decorridos ate o momento, para que assim possa cada vez mais acertar.
Montar um projeto de vida não é tão complexo, quando realizamos esta reflexão e seguimos alguns itens
1- Analise seus sonhos, aquilo que tem vontade de realizar e muitas vezes está estagnado
2- Coloque seus sonhos num papel, mesmo que de forma desordenada
3- Estabeleça prazo para realização
4- Avalie sua motivação para realizar, isso favorece não desanimar
5- Defina o passo a passo, para ir saboreando cada conquista
6- Faça contatos. Com certeza bons amigos nos incentivam, e profissionais certeiros abre portas para realização.
7- Avalie periodicamente as ações analisando os pros, contras e riscos possíveis a ação
8-Tenha fé! Quando fazemos segundo a Vontade de Deus, tudo é possível, mesmo que nossas forças se esvaziam! Lembre-se. embora tenha essas dicas, nada é fechado. Flexibilidade, auto conhecimento e disciplinam fazem as mudanças acontecerem com mais rapidez.

COMPARTILHAR:

21/10/2019 - A escolha da profissão

Quem não escutou a pergunta entre aspas o que você quer ser quando crescer?”
Momento crucial que pode determinar uma vida toda! Mas será que estamos preparados para essa escolha? Isso escolhemos não for o que realmente desejamos?
É importante considerar nossas preferências, o mercado de trabalho, auto conhecimento, expectativas e habilidades. Planejamento pode ajudar na escolha.
1- Auto conhecimento: Preferências, as habilidades, expectativas pessoais são orientações essenciais bem como saber a disciplina que mais gosto na escola.
2- Informe-se: busque conhecer por fontes confiáveis a respeito da profissão, participe de férias que muitas vezes são abertas a população. Descubra aspectos como:  Qual o campo de atuação? Qual faixa salarial?
3- Procure profissionais do mercado. Converse com quem atua na área, sobre as dificuldades e prazeres cotidiano.
4 Projete-se Não futuro: como você se vê formato? Isso não atingir suas metas?
5 Faça um teste vocacional: o teste é uma ferramenta que o psicólogo tem para te orientar na busca do caminho e te auxiliar no auto conhecimento
Saiba lidar com os imprevistos! A vida é cheia de surpresas e mesmo escolhendo com cuidado, analisando o mercado, conversando com profissionais, situações fora do esperado podem acontecer! Escolher é um ato de maturidade sem medo das conseqüências certas ou erradas decorrentes do caminho preparatório para a profissão.
Depois de escolhido a profissão, é provável que seja o momento de escolher onde estudar. O ideal é uma faculdade reconhecida e bem avaliada pelo Ministério de Educação parênteses Mac fecha parentes
Professores que conviver com essas inquietações deve ser facilitadores no processo, proporcionando momentos de debates da escolha profissional. Aos pais cabe o amor e o apoio incondicional em relação a escolha, sem pressionar, apenas mostrando caminhos e levando a reflexão.
Não a profissão certa ou errada, melhor ou pior, mas a escolha deve trazer prazer e sucesso, cumprindo a realização das escolhas, da missão pessoal.

COMPARTILHAR:

04/10/2019 - Basta

Basta!
Em tempos que se busca uma convivência harmoniosa, há de se refletir vários aspectos contrários à essa situação, muitas vezes praticados por violência.
Violência psicológica é a forma mais subjetiva de agressão por palavras e atitudes e podem ferir auto estima causando danos irreparáveis. Esse tipo de violência no geral precede uma agressão física, e muitas vezes pode estar disfarçadas em atitudes e palavras que o próprio agredido não reconhece, como determinação do modo como vestir/pensar/comer/expressar, críticas para tudo que se faz, desqualificação das relações estabelecidas, xingamentos, crítica ao corpo considerando “Brincadeira”, chantagem,  e ameaça.
A violência psicológica é crime está na Lei Maria da Penha, art. 7 “constrangimento, ridiculariza ação, perseguição, entre outras ações causadores de danos emocionais”.
Quem sofre esse tipo de violência pode desenvolver quadros associados a depressão, ansiedade e pânico, doenças psicossomáticas, prejuízo nas funções cognitivas, dificuldade de concentração levando até ao Suicídio/ assassinato, e  uso de drogas.
Depois de identificado sinais, é preciso buscar ajuda profissional, resgatar a auto estima, e ter coragem de denunciar/abandonar o agressor.
É importante não ter medo do futuro, do julgamento das pessoas.
Espero que esta reflexão contribua para a construção de um mundo sem violência!

COMPARTILHAR:

18/09/2019 - TRÂNSITO SEGURO, VIDA SAUDÁVEL

"Vida louca vida..." 

Que o transito é caótico e gera muitos atritos, todos ja sabem, mas é preciso ter como tema de vida que    No trânsito, o sentido é a vida!, assim proponjho envolvimento e reflexão de todos em como encarar a mobilidade, buscando por um trânsito mais seguro.

Sendo os acidentes causados pelo transito, um grande fator de mortes e internações e custando alto aos cofres públicos, é preciso promover a paz, ampliar as atitudes pessoais e a capacidade de melhorar as condições físicas e psicossociais nos espaços onde vivemos, de tal modo, hábitos saudáveis devem ser seguidos tais como:

1 - Evitar o uso do celular quando estiver em deslocamento:a concentração  no percurso evita distrações , especialmente quando requerem  o uso das mãos.

2 - Respeitar as Leis de Trânsito: Obedecendo as preferências e evitando furar sinal vermelho.

3 - Fazer manutenção periódica. O veiculo precisa ser constantemente ser vistoriado! Apenas combustível não é o suficiente.

4 - Utilizar os faróis corretamente à noite e nas estradas, abaixando a luz em direção contrária.

5- Manter distância segura: mantendo limite de segurança especialmente em dias nublados ou chuvosos entre os veículos em trafego.

6 - Respeitar os limites de velocidade. Em cada via, há um limite estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro

7 - Dirigir sem efeito de substâncias tóxicas, álcool ou remédios 

É preciso ter consciência, bom senso, atenção, e compreender que preservar a sua  vida, e dos outros, é fazer algo mesmo que pequeno para termos um mundo melhor. Faça sua parte, o sentido deve ser sempre a vida!

COMPARTILHAR:

06/09/2019 - Equilíbrio Dar e Receber

A vida é tão corrida e por vezes com tantas responsabilidades , que por vezes muitos sentimentos são incutidos como ansiedade, tensão, incerteza, angústia, cobrança, culpa, medo, depressão, stress, e até mesmo solidão.

Dar e receber é a base de qualquer relação, mas se não o fizermos inicialmente internamente, as conseqüências de um desequilíbrio de conseqüências por sentimentos gerados atrapalham toda nossa rotina, podendo provocar até doenças.

 

Muito se fala em relação a troca do dar e receber entre pessoas, mas abaixo listo dicas para que possa ser realizado e desenvolver esse equilíbrio primeiro pessoalmente

 

1. Respeite seus limites: conheça seus limites e obstáculos, e faça aquilo que esta dentro de suas possibilidades, isso facilita traçar seu plano de vida

2. Respeite suas vontades; seja focado nos seus objetivos

3. Organize uma agenda comprometendo-se, e melhor se organizando, para realizar atividades que levem a suas metas

4. Tenha disciplina para alcançar seus objetivos

5. Faça coisas positivas por você, ame-se sempre!

6. Afaste-se de coisas e pessoas negativas, é a melhor forma de manter equilíbrio emocional para conseguir resolver os problemas

7.Aprenda a controlar sua ansiedade, viva o hoje pois o ontem já não é possível mudar nada, e amanhã ainda não chegou.

8. Fique perto de quem te faz bem, bons relacionamentos facilitam enfrentar obstáculos. Deixe-se ser cuidado e delegue funções.

9. Faça exercícios físicos, isso traz relaxamento corporal, eliminam toxinas, geram sensação de prazer e ajudam na sociabilizarão

10. Tenha fé! A Confiança em Deus é subsidio essencial  para afrontar as adversidades  

Estas pequenas dicas, ativam o equilíbrio entre dar e receber. Quando um é maior que o outro, desrespeitamos nosso limite e isso reflete em relacionamentos independente da natureza. O ajuste é o mais saudável, um coração grato é prospero! Reflita e perceba se você esta equilibrado, as mudanças necessárias e assim com pequenas atitudes você pode criar um mundo melhor.

COMPARTILHAR:

22/08/2019 - Compreendendo as 5 linguagens do amor

Toda forma de amor é uma canção do cantor e compositor Lulu Santos, de grande sucesso ha mais de 20 anos e nos faz pensar Qual a  melhor maneira de amar e demonstrar amor???

Muitas vezes não nos sentimos amados e valorizados por alguém, e isso acaba afastando relacionamentos, não por algo ruim que aconteceu, mas por um sentimento que nos invade.

Pais e filhos, irmãos, amigos.. todos nós temos um modo diferente de amar. não existe nenhuma palavra que dê conta da ampla gama de sentimentos e experiências que envolve o amor, mas Você já analisou qual a forma que mais te faz feliz??

Gary Chapman, filosofo americano e autor do livro “As cinco linguagens do amor”, nos mostra as principais formas que utilizamos para nos expressar, quando o assunto abrange uma base forte de amor que alimenta a empatia, cumplicidade, respeito, compaixão, necessária para que haja uma troca mútua.

As linguagens de amor são:

Palavras de afirmação: palavras de conforto, apoio,  motivação, valorização e reconhecimento à outra pessoa, tornando o ouvinte mais confiante,  inteligente, importante e amado.

 Qualidade de tempo  momentos valorosos com as pessoas, estando presente de corpo e alma

Gestos de serviço são aquelas que fazem questão de oferecer seus préstimos ao outro como forma de demonstrar seu amor esforçando-se para receber bem as pessoas.

Toque Físico: o contato pele com pele, mão com mão, corpo com corpo... demonstrando sentimentos positivos e materializando o amor.

Presentes: indiferente do valor financeiro, o presente expressa o sentimento, mostra que  a pessoa pensou em você e gastou tempo escolhendo.

As formas podem ser mistas, mas há sempre a principal, descobri-las nos faz ter melhores relacionamentos. E indepente de qual seja a forma de amor, de qual seja nosso estilo, é importante exercitar o amor sempre!

COMPARTILHAR:

Páginas:

  • 1
  • 2
  • PSICOLOGIA, Universidade de Franca, 2003. FORMAÇÃO EM POLITICAS PUBLICAS E ESTRATÉGIAS, ADESG, 2007. POS GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA, UNIVERSIDADE DE FRANCA 2010. POS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO TRANSITO, setembro 2011. RÁDIALISTA, DIRETORA DA RÁDIO VIDA NOVA FRANCA

    Sobre a Coluna


    nossanoite.com.br - 2002 - 2015 - Todos os direitos reservados desenvolvido por Alsite