Nossa Noite - Fotos, Festas, Baladas, Agenda, Coluna Social, Blogs, Receitas e muito mais.

COLUNA FATO'S

17/01/2020 - Comece com cautela!

Começo de ano e muitos já pensam na correria e estresse que o ano traz, e pensando nisso, o tema desta reflexão são as doenças psicológicas que este mundo agitado gera quando não começamos com cautela, incluindo cuidados com a saúde e momentos de descontração. 
No Brasil, o sedentarismo, estresse, alimentação inadequada e excessivo consumo de álcool,decorrentes da vida agitada trouxe como reflexo de uma sociedade que cresceu de forma desorganizada e muito rápida, doenças como infarto, derrame e câncer. Além disso, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), milhões de pessoas adoecem ou se acidentam, tendo como conseqüências a falta de balanceamento da vida profissional com a pessoal prejudicando o corpo e a mente, como por exemplo Transtornos de humor como bipolaridade, fobias, síndrome do pânico, anorexia, transtorno disfórmico corporal, transtorno de personalidade social, transtorno boderline e depressão.
O transtorno bipolar, é uma doença psicológica que alterna episódios  extremos e duradouros de depressão com outros de euforia e exaltação. diferente de momentos de os “altos e baixos” de pessoas comuns. Requer orientação psicológica, bem como uso de antidepressivos e estabilizadores de humor com um controle muito rígido dos seus efeitos
Para se prevenir dessas doenças, de modo geral, o ideal é ter evitar pensamentos e comportamentos sabotadores, como mágoa ou rancor. Check-ups de saúde, exercitar o corpo, uma alimentação saudável, boas amizades aliados a fé, também são pontos fortes.
Atente-se ao seu ritmo de vida, observe como está se cuidando equilibrando o trabalho com outras atividades. Lembre-se: Comece com cautela!

COMPARTILHAR:

22/11/2019 - Projete-se!

Já parou para pensa no seu projeto de vida, na sua missão? Não importa qual seja seu momento atual, é sempre tempo de organizar a vida e projetar-se as melhorias, assim ter um projeto de vida.
Com a chegada do fim de ano, é preciso rever pontos positivos e negativos decorridos ate o momento, para que assim possa cada vez mais acertar.
Montar um projeto de vida não é tão complexo, quando realizamos esta reflexão e seguimos alguns itens
1- Analise seus sonhos, aquilo que tem vontade de realizar e muitas vezes está estagnado
2- Coloque seus sonhos num papel, mesmo que de forma desordenada
3- Estabeleça prazo para realização
4- Avalie sua motivação para realizar, isso favorece não desanimar
5- Defina o passo a passo, para ir saboreando cada conquista
6- Faça contatos. Com certeza bons amigos nos incentivam, e profissionais certeiros abre portas para realização.
7- Avalie periodicamente as ações analisando os pros, contras e riscos possíveis a ação
8-Tenha fé! Quando fazemos segundo a Vontade de Deus, tudo é possível, mesmo que nossas forças se esvaziam! Lembre-se. embora tenha essas dicas, nada é fechado. Flexibilidade, auto conhecimento e disciplinam fazem as mudanças acontecerem com mais rapidez.

COMPARTILHAR:

21/10/2019 - A escolha da profissão

Quem não escutou a pergunta entre aspas o que você quer ser quando crescer?”
Momento crucial que pode determinar uma vida toda! Mas será que estamos preparados para essa escolha? Isso escolhemos não for o que realmente desejamos?
É importante considerar nossas preferências, o mercado de trabalho, auto conhecimento, expectativas e habilidades. Planejamento pode ajudar na escolha.
1- Auto conhecimento: Preferências, as habilidades, expectativas pessoais são orientações essenciais bem como saber a disciplina que mais gosto na escola.
2- Informe-se: busque conhecer por fontes confiáveis a respeito da profissão, participe de férias que muitas vezes são abertas a população. Descubra aspectos como:  Qual o campo de atuação? Qual faixa salarial?
3- Procure profissionais do mercado. Converse com quem atua na área, sobre as dificuldades e prazeres cotidiano.
4 Projete-se Não futuro: como você se vê formato? Isso não atingir suas metas?
5 Faça um teste vocacional: o teste é uma ferramenta que o psicólogo tem para te orientar na busca do caminho e te auxiliar no auto conhecimento
Saiba lidar com os imprevistos! A vida é cheia de surpresas e mesmo escolhendo com cuidado, analisando o mercado, conversando com profissionais, situações fora do esperado podem acontecer! Escolher é um ato de maturidade sem medo das conseqüências certas ou erradas decorrentes do caminho preparatório para a profissão.
Depois de escolhido a profissão, é provável que seja o momento de escolher onde estudar. O ideal é uma faculdade reconhecida e bem avaliada pelo Ministério de Educação parênteses Mac fecha parentes
Professores que conviver com essas inquietações deve ser facilitadores no processo, proporcionando momentos de debates da escolha profissional. Aos pais cabe o amor e o apoio incondicional em relação a escolha, sem pressionar, apenas mostrando caminhos e levando a reflexão.
Não a profissão certa ou errada, melhor ou pior, mas a escolha deve trazer prazer e sucesso, cumprindo a realização das escolhas, da missão pessoal.

COMPARTILHAR:

04/10/2019 - Basta

Basta!
Em tempos que se busca uma convivência harmoniosa, há de se refletir vários aspectos contrários à essa situação, muitas vezes praticados por violência.
Violência psicológica é a forma mais subjetiva de agressão por palavras e atitudes e podem ferir auto estima causando danos irreparáveis. Esse tipo de violência no geral precede uma agressão física, e muitas vezes pode estar disfarçadas em atitudes e palavras que o próprio agredido não reconhece, como determinação do modo como vestir/pensar/comer/expressar, críticas para tudo que se faz, desqualificação das relações estabelecidas, xingamentos, crítica ao corpo considerando “Brincadeira”, chantagem,  e ameaça.
A violência psicológica é crime está na Lei Maria da Penha, art. 7 “constrangimento, ridiculariza ação, perseguição, entre outras ações causadores de danos emocionais”.
Quem sofre esse tipo de violência pode desenvolver quadros associados a depressão, ansiedade e pânico, doenças psicossomáticas, prejuízo nas funções cognitivas, dificuldade de concentração levando até ao Suicídio/ assassinato, e  uso de drogas.
Depois de identificado sinais, é preciso buscar ajuda profissional, resgatar a auto estima, e ter coragem de denunciar/abandonar o agressor.
É importante não ter medo do futuro, do julgamento das pessoas.
Espero que esta reflexão contribua para a construção de um mundo sem violência!

COMPARTILHAR:

18/09/2019 - TRÂNSITO SEGURO, VIDA SAUDÁVEL

"Vida louca vida..." 

Que o transito é caótico e gera muitos atritos, todos ja sabem, mas é preciso ter como tema de vida que    No trânsito, o sentido é a vida!, assim proponjho envolvimento e reflexão de todos em como encarar a mobilidade, buscando por um trânsito mais seguro.

Sendo os acidentes causados pelo transito, um grande fator de mortes e internações e custando alto aos cofres públicos, é preciso promover a paz, ampliar as atitudes pessoais e a capacidade de melhorar as condições físicas e psicossociais nos espaços onde vivemos, de tal modo, hábitos saudáveis devem ser seguidos tais como:

1 - Evitar o uso do celular quando estiver em deslocamento:a concentração  no percurso evita distrações , especialmente quando requerem  o uso das mãos.

2 - Respeitar as Leis de Trânsito: Obedecendo as preferências e evitando furar sinal vermelho.

3 - Fazer manutenção periódica. O veiculo precisa ser constantemente ser vistoriado! Apenas combustível não é o suficiente.

4 - Utilizar os faróis corretamente à noite e nas estradas, abaixando a luz em direção contrária.

5- Manter distância segura: mantendo limite de segurança especialmente em dias nublados ou chuvosos entre os veículos em trafego.

6 - Respeitar os limites de velocidade. Em cada via, há um limite estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro

7 - Dirigir sem efeito de substâncias tóxicas, álcool ou remédios 

É preciso ter consciência, bom senso, atenção, e compreender que preservar a sua  vida, e dos outros, é fazer algo mesmo que pequeno para termos um mundo melhor. Faça sua parte, o sentido deve ser sempre a vida!

COMPARTILHAR:

06/09/2019 - Equilíbrio Dar e Receber

A vida é tão corrida e por vezes com tantas responsabilidades , que por vezes muitos sentimentos são incutidos como ansiedade, tensão, incerteza, angústia, cobrança, culpa, medo, depressão, stress, e até mesmo solidão.

Dar e receber é a base de qualquer relação, mas se não o fizermos inicialmente internamente, as conseqüências de um desequilíbrio de conseqüências por sentimentos gerados atrapalham toda nossa rotina, podendo provocar até doenças.

 

Muito se fala em relação a troca do dar e receber entre pessoas, mas abaixo listo dicas para que possa ser realizado e desenvolver esse equilíbrio primeiro pessoalmente

 

1. Respeite seus limites: conheça seus limites e obstáculos, e faça aquilo que esta dentro de suas possibilidades, isso facilita traçar seu plano de vida

2. Respeite suas vontades; seja focado nos seus objetivos

3. Organize uma agenda comprometendo-se, e melhor se organizando, para realizar atividades que levem a suas metas

4. Tenha disciplina para alcançar seus objetivos

5. Faça coisas positivas por você, ame-se sempre!

6. Afaste-se de coisas e pessoas negativas, é a melhor forma de manter equilíbrio emocional para conseguir resolver os problemas

7.Aprenda a controlar sua ansiedade, viva o hoje pois o ontem já não é possível mudar nada, e amanhã ainda não chegou.

8. Fique perto de quem te faz bem, bons relacionamentos facilitam enfrentar obstáculos. Deixe-se ser cuidado e delegue funções.

9. Faça exercícios físicos, isso traz relaxamento corporal, eliminam toxinas, geram sensação de prazer e ajudam na sociabilizarão

10. Tenha fé! A Confiança em Deus é subsidio essencial  para afrontar as adversidades  

Estas pequenas dicas, ativam o equilíbrio entre dar e receber. Quando um é maior que o outro, desrespeitamos nosso limite e isso reflete em relacionamentos independente da natureza. O ajuste é o mais saudável, um coração grato é prospero! Reflita e perceba se você esta equilibrado, as mudanças necessárias e assim com pequenas atitudes você pode criar um mundo melhor.

COMPARTILHAR:

22/08/2019 - Compreendendo as 5 linguagens do amor

Toda forma de amor é uma canção do cantor e compositor Lulu Santos, de grande sucesso ha mais de 20 anos e nos faz pensar Qual a  melhor maneira de amar e demonstrar amor???

Muitas vezes não nos sentimos amados e valorizados por alguém, e isso acaba afastando relacionamentos, não por algo ruim que aconteceu, mas por um sentimento que nos invade.

Pais e filhos, irmãos, amigos.. todos nós temos um modo diferente de amar. não existe nenhuma palavra que dê conta da ampla gama de sentimentos e experiências que envolve o amor, mas Você já analisou qual a forma que mais te faz feliz??

Gary Chapman, filosofo americano e autor do livro “As cinco linguagens do amor”, nos mostra as principais formas que utilizamos para nos expressar, quando o assunto abrange uma base forte de amor que alimenta a empatia, cumplicidade, respeito, compaixão, necessária para que haja uma troca mútua.

As linguagens de amor são:

Palavras de afirmação: palavras de conforto, apoio,  motivação, valorização e reconhecimento à outra pessoa, tornando o ouvinte mais confiante,  inteligente, importante e amado.

 Qualidade de tempo  momentos valorosos com as pessoas, estando presente de corpo e alma

Gestos de serviço são aquelas que fazem questão de oferecer seus préstimos ao outro como forma de demonstrar seu amor esforçando-se para receber bem as pessoas.

Toque Físico: o contato pele com pele, mão com mão, corpo com corpo... demonstrando sentimentos positivos e materializando o amor.

Presentes: indiferente do valor financeiro, o presente expressa o sentimento, mostra que  a pessoa pensou em você e gastou tempo escolhendo.

As formas podem ser mistas, mas há sempre a principal, descobri-las nos faz ter melhores relacionamentos. E indepente de qual seja a forma de amor, de qual seja nosso estilo, é importante exercitar o amor sempre!

COMPARTILHAR:

06/08/2019 - Mude...

Muitas vezes nos deparamos com situações difíceis, dolorosas e queremos desistir de tudo da vida... Felizmente como na música "nada do que foi será do jeito que já foi um dia, tudo passa tudo passará"
Recomeçar é um bônus que a vida nos dá para fazer o certo,  mas é preciso coragem e acima de tudo fé!
Errar, superar, aprender e recomeçar é o caminho de uma mudança de vida, e um grande alicerce está no autoconhecimento, no perdoar fatos e pessoas, no deixar para trás memórias e acreditar em seu potencial; é saber  ser resiliente.
 A resiliência é a capacidade de lidar com problemas, de adaptar mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão e tornar-se mais forte apesar dos obstáculos
Crescemos sempre que recomeçamos, assim  é preciso nunca desistir, se cair levantar a poeira e dar a volta por cima.
Regamos nosso crescimento com a fé aliada a mudança interior, assim os frutos vem com mais facilidade e sabedoria
Que possamos sempre ter o desejo de ser feliz, porque todo dia recomeçamos.

COMPARTILHAR:

19/07/2019 - Perdoar liberta!

Nossa personalidade é composta por experiências e pessoas com as quais convivemos diariamente, mas estão enraizadas em nós aquilo que vivemos especialmente até os 12 anos, seja coisas boas ou não.
Muitas vezes nossos traumas do passado nos leva a ter dificuldade de agir deste ou daquele modo, somos responsáveis pelas nossas atitudes a partir dos sentimentos que temos.
Quando uma fratura emocional está viva em nós, tendemos a repetir comportamentos aprendidos quando criança, pois alimentamos um vicio emocional, e como um ciclo atraímos novamente circunstâncias que nos fazem ter sentimentos parecido com o que gerou o trauma.
Como então acabar com esse ciclo??? perdoando!Não importa quem causou, o que causou tal fato, quando somos donos de nossas vidas e nos responsabilizamos por cada passo após o ocorrido, ao perdoar quebramos os sentimentos tóxicos produzidos pelo gatilho da ofensa e temos uma vida mais feliz e abundante.
Perdoar é a mais pura expressão de amor com o outro e consigo mesmo, é deixar para traz seguindo adiante com o aprendizado tirado da situação.Independente da razão, perdoar é amar... a falta de perdão comprovadamente desencadeia doenças emocionais e físicas, que vão desde dores musculares, depressão e até câncer.
O perdão é um processo que devemos ter incontáveis vezes, precisa ter comprometimento consigo para gerar paz mental. Etapas como identificar o que causou; escrever ou compartilhar com alguém de confiança é uma maneira de expressar tal fato, que por vezes. nem sempre o perdoado vivo, ou não, compreende e chega até zombar; aceitação e não se castigar pelo ocorrido deixando o sentimento ruim ser passado faz com que nossa vida flua; bem como ressignificar o sucedido nos tornando protagonistas de uma nova história que nos gera menos sofrimento ao lidar com circunstâncias semelhantes ao que causou.
É preciso aprender perdoar para que as feridas sejam curadas. Perdoar faz com que melhoramos a saúde física,  gera maturidade emocional, muda nossa atitude em relação a vida, melhora as relações, nos faz mais prósperos.
Errar é humano, mas perdoar é divino! Perdoe e viva uma vida com mais bênçãos!

COMPARTILHAR:

10/07/2019 - Importância da oração

Como tem sido sua entrega a Deus? Você tem deixado Ele realmente agir? Viver acreditando que não há fases difíceis é uma ilusão, assim traçar estratégias adequadas nos permite ter maior controle da situação, e com certeza oração, mudança de conduta,  paciência e a resistência são diferenciais.
Outro fator essencial é identificar corretamente quais os obstáculos, conhecê-los e se proteger para não cair nas armadilhas misturando sentimentos com ações errôneas, e para isso é necessário ver a situação no todo, julgar sob a luz do Evangelho e ter uma conduta diferente. Quando entregamos nossa vida sob a proteção de Deus, por mais que aconteçam batalhas, estamos pronto a guerrear com as armas certas, mas muitas vezes pelas circunstancias da vida um encontro inesperado, trabalho, relacionamentos, novela, preguiça, deixamos de ir a um grupo de oração, de ir à missa, de buscar se colocar a presença de Deus.
 A vida sem oração tende a perder o seu legítimo sentido, sendo reduzida pela ânsia pelo sucesso e dinheiro.
Quando Deus é o comandante de nosso barco da vida, valores maiores, como boa família e bons relacionamentos tornam pequenos momentos importantes.
A Bíblia é o livro Sagrado para nos orientar no exercício da fé, nas atividades da vida,  e nela há uma passagem que revela que não devemos ser “mornos espirituais”, ou seja frequentar apenas para cumprir uma liturgia, uma obrigação mas para ser abençoados, ter uma relação de cumplicidade com o Criador. Algumas perguntas também podem ser ancoras para ao ler o livro Sagrado:  O que o Senhor está querendo me dizer neste texto que acabei de ler? Por que o Senhor me está dizendo isso?
 De que modo o ensinamento de hoje se aplica à minha vida?  Como posso praticar e incorporar à minha vida os ensinamentos que aprendi hoje na Sua Palavra?   Seja no campo da espiritualidade ou da ciência, pesquisas mostram que a oração possui um poder magnífico na vida de quem realiza momentos verdadeiros de oração.
  Orar não é mágica, ou garante o resultado que esperamos, um momento de barganha, mas ter um momento de intimidade com Deus, é a maior bênção que o ser humano pode ter, nos prepara para melhor lidar com as situações difíceis assim deve de coração sincero e intenso. Nas minhas orações incluo sempre primeiro  agradecimento, pelas bênçãos que recebi e por todas as bênçãos que sei que ainda vou receber.
Ser grato pelo que Ele faz é saber reconhecer que podemos ser pessoas melhores e contribuir para um mundo de mais amor, paz, felicidade. Convido você sempre a fazer essa experiência de deixar Deus agir em sua vida, e ao final de cada momento terá oportunidade de compreender a diferença de despertar um verdadeiro guerreiro lutando com as armas certas e vencer de modo honesto. Não é preciso ver quão  árduo será o caminho, nossa visão é limitada mas a de Deus enxerga além. Vivemos o Hoje, mas Ele prepara o nosso amanhã.

COMPARTILHAR:

Páginas:

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • PSICOLOGIA, Universidade de Franca, 2003. FORMAÇÃO EM POLITICAS PUBLICAS E ESTRATÉGIAS, ADESG, 2007. POS GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA, UNIVERSIDADE DE FRANCA 2010. POS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO TRANSITO, setembro 2011. RÁDIALISTA, DIRETORA DA RÁDIO VIDA NOVA FRANCA

    Sobre a Coluna


    nossanoite.com.br - 2002 - 2015 - Todos os direitos reservados desenvolvido por Alsite